Secretaria para Assuntos Internacionais
Como fazer um intercâmbio?

Como fazer um intercâmbio?:

1 – Planeje seu estudo.

Identifique a área que mais gosta de trabalhar, veja se esta área se encaixa nos seus objetivos de carreira. De nada adianta começar procurando por bolsa de estudo se você não tem certeza do que vai estudar e onde. Lembre-se da questão dos idiomas (como você quer estudar nos Estados Unidos, Austrália ou Inglaterra e ainda não sabe inglês?), da moeda, do clima...

2 – Selecione o curso.

Procure os cursos que lhe interessam nos serviços de apoio a estudantes do(s) país(es) que você gostaria de estudar. Nós separamos alguns para você (ESTUDE NO EXTERIOR). Pesquise as disciplinas dos cursos e confira as áreas de interesse do corpo docente. DICA: Escreva para algum professor (estrangeiro) que se interesse pelo mesmo assunto que você, citando seus objetivos em estudar no exterior e seu plano de estudos. Deste modo, você vai criando um contato na universidade pretendida que pode te ajudar depois.

3 – Apoio da SAI

Depois de estabelecido seu objetivo, e realizado algum contato, confira se a instituição onde você quer estudar possui algum convênio com a UFCG. A lista dos convênios internacionais vigentes da UFCG está disponível online. Possui convênio? Então compareça a SAI, e converse conosco sobre seus planos de estudo para podermos lhe orientar adequadamente. Não possui convênio?

4 – Estabelecendo um convênio internacional.

Primeiramente, você já deve ter estabelecido algum tipo de contato com a instituição, seja por ter estudado nesta, realizado pesquisa conjunta, ou através de e-mail ou correspondência. Uma vez proposto o convênio e tendo recebido uma resposta positiva da universidade estrangeira, o interessado deverá entrar contato com a unidade acadêmica ao qual está vinculado para que esta analise a proposta e inicie um processo, uma vez aprovado junto a unidade acadêmica e no Conselho de Centro este será encaminhado para a SAI, em seguida para a Procuradoria Jurídica, caso não haja nenhum problema, este será assinado pelos reitores da UFCG e da universidade estrangeira, estabelecendo-se assim um convênio.

No site da SAI há modelos dos nossos convênios. Visto que esse modelo é uma sugestão, é possível propor alterações. Esse documento trata-se de um convênio “guarda-chuva”, que possibilita que outras áreas participem do mesmo. Contratos mais específicos ou particulares deverão ser feitos através de termos aditivos posteriores ao convênio “guarda-chuva”. Lembramos que algumas universidades estão exigindo o encaminhamento de projeto de trabalho ou pesquisa junto com a proposta do convênio.

5 – Pesquisa de apoio financeiro.

Uma das maiores dificuldades está em superar a diferença cambial entre as moedas. A UFCG não disponibiliza passagens ou bolsas para intercâmbio, portanto o custo do programa é por conta do estudante. Os Ministérios Exteriores ou de Educação geralmente oferecem bolsas. Acesse nossa seção Links e confira a relação de orgãos e instituições que oferecem bolsas de estudo no Brasil.

6 – Programa Ciência sem Fronteiras.

O Programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com o CNPq e CAPES com o objetivo de formar mão-de-obra altamente qualificada.

Dúvidas sobre o Ciência sem Fronteiras:

Editais Documentos Convênios Tradutores

 

 

+todos

Mapa de Cooperação


Tradutores Oficiais
Tradução Juramentada