Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > News > Consulta Pública da Minuta do Plano de Internacionalização da UFCG
Início do conteúdo da página

Consulta Pública da Minuta do Plano de Internacionalização da UFCG

Published: Wednesday, 13 July 2022 12:29 | Last Updated: Friday, 02 September 2022 12:13 | Hits: 2090

A Assessoria para Assuntos Internacionais da Universidade Federal de Campina Grande (AAI/UFCG) abre consulta pública para análise da minuta do Plano de Internacionalização da UFCG, documento elaborado por Comissão instituída para este fim.

O documento pode ser acessado por meio deste link.

Após a análise da minuta, a comunidade acadêmica da UFCG e também a sociedade civil poderão sugerir alterações no documento, por meio de formulário eletrônico específico (link disponível aqui). Realizada a consulta, a AAI e a Comissão elaboradora da minuta avaliarão as sugestões recebidas e, caso estas se alinhem à proposta do Plano, serão incorporadas ao documento.

O período para coleta de sugestões encerra-se no dia 20 de julho de 2022, às 17 horas.

A consulta pública tem por objetivo promover a participação da comunidade na análise do documento, de forma que discentes, docentes e técnicos proponham melhorias ao texto apresentado. A sensibilização se faz necessária por compreendermos que a efetivação do Plano somente ocorrerá com o envolvimento ativo de todos os atores institucionais – discentes, docentes e técnicos – nas ações que almejam consolidar uma cultura de internacionalização no âmbito da Universidade.

Após a consulta pública, o documento será encaminhado para apreciação pelo Colegiado Pleno, instância máxima de deliberação da UFCG.

 

Comissão de Elaboração do Plano de Internacionalização da UFCG

A Comissão para Elaboração do Plano de Internacionalização da UFCG foi instituída por meio da Portaria nº 72/2021/GR/UFCG, de 22 de setembro de 2021, com prazo de 4 (quatro) meses para a conclusão dos trabalhos, a partir da data de publicação da referida normativa, e da Portaria nº 11/2022/GR/UFCG, de 16 de fevereiro de 2022, que prorrogou por 6 (seis) meses a Portaria anteriormente mencionada. Os membros da Comissão foram selecionados de acordo com suas experiências e vinculações à internacionalização.

No processo de elaboração do documento, a Comissão partiu da análise do mapeamento realizado juntamente à comunidade da UFCG, em 2021, quando foram consultados discentes, docentes e técnicos de unidades acadêmicas; coordenadores de unidades acadêmicas; docentes e técnicos de unidades administrativas; e coordenadores de programas de pós-graduação.

A Comissão realizou 15 reuniões sequenciadas, durante os meses de outubro a dezembro de 2021 e de fevereiro a junho de 2022, visando à construção coletiva do Plano, que resultaram nas definições de eixos estratégicos, objetivos, metas, indicadores e ações estratégicas para a institucionalização do processo de internacionalização da UFCG, conforme apresentado na minuta.

registrado em:
Fim do conteúdo da página